A grande árvore amarela na foto de abertura é um pau-cigarra (Senna multijuga), ornamental e nativa da Mata Atlântica plantada ali nos primeiro anos de Pedras Rollantes, quando iniciamos o processo de regeneração da mata ciliar. É um processo que não terá fim. Sempre plantamos novas mudas para ampliar e proteger as margem do Rio das Águas Frias, agora conta com a participação dos hóspedes através do programa “uma árvore para chamar de sua”
Casinha – Casa da Cama – Casa Torta – Alimentação – Delicatesse – Reservas e valores
O Horto dos Visitantes é junto à margem do Rio das Águas Frias é ali que está a maioria das árvores plantadas pelos hóspedes. Mas também pode ser em outros dos muitos locais, como perto da Casa em se hospedou. Dependendo da espécie, também pode ser plantada nos pomares, o que amplia o sistema agroflorestal.
A árvore para chamar de sua
A Vanessa e o Laurence estão entre os primeiros hóspedes a participarem do programa “Uma árvore para chamar de sua”. Sob a supervisão da Lucy e do Pen Duik, plantaram um ipê branco em outubro de 2019, perto da casinha, onde passaram aqueles dias.
O “uma árvore para chamar de sua” une toda a família em torno de uma atividade ambiental relevante para nós e, principalmente, para as crianças. Além disso, não são raros os contatos para saber como estamos cuidando das mudas e, quando retornam ,a primeira coisa que os pequenos querem fazer é ir visitar a “sua” árvore. É lindo
Pode ser frutífera, de sombra ou ornamental, tanto faz. O importante é que seja uma muda de boa qualidade e que não sofra com a geada, pois estamos a 500 metros acima do nível do mar e, em alguns anos, o inverno aqui é mais rigoroso. Também é legal que seja uma muda originária da Mata Atlântica, mas isto não é fundamental.
A história da Lara é muito bonita. Em resumo, no inverno de 2022 ela esteve no Café Pedras Rollantes com os pais e levou alguns pinhões de nossa primeira safra. Em casa, escolheu os mais bonitos e fez um monte de mudas. Trouxe seis delas no inverno seguinte e as plantou na margem direita do Águas Frias.
Todas com plaquinhas
As árvores plantadas pelos hóspedes receberão uma plaquinha com o nome de quem a plantou e o nome da espécie, como esta que mostra a araucária plantada pela Aline e pelo Hélio perto do rio. Mas não é só. Eles tem mais outra para chamarem de sua perto da Casa da Cama, a Casa preferida pelo casal quando passam uns dias em Pedras Rollantes.
Considerando os pomares de citros, as demais frutíferas, as áreas de reflorestamento e a constante recomposição da mata ciliar, já estamos perto de 5 mil árvores plantadas em Pedras Rollantes desde 2005, quando aqui chegamos. Praticamente todas as mudas nativas que colocamos na terra têm como origem o viveiro da Apremavi, em Atalanta, uns 80km aqui de Pedras Rollantes. O vídeo mostra a colocação do quarto conjunto de placas nas árvores plantadas pelo hóspedes. Toque no link para conhecer a Apremavi. Vai gostar: https://apremavi.org.br/
Podemos ajudar
Caso não saiba onde encontrar uma muda de qualidade e de boa procedência, nós podemos indicar viveiristas ou lojas certificadas que comercializam mudas saudáveis e que se adaptam bem ao solo e clima de nossa região.
Nós prepararemos o berço que vai recebê-la com adubo orgânico e faremos o equilíbrio de Ph do solo para que a sua árvore enraíze bem e cresça forte. Também tomaremos as providências necessárias para que nunca lhe falte água, mesmo nos períodos de poucas chuvas.
A Casinha, a Casa da Cama e a Casa Torta: escolha a sua preferida.
Casinha – Casa da Cama – Casa Torta – Alimentação – Delicatesse – Reservas e valores
Pousada Pedras Rollantes – Alfredo Wagner – Santa Catarina – (48) 9 9189 9982