Os Estúdios

 

Oi, será um prazer recebê-los nos Estúdios Enxaimel.

Aqui estão informações gerais sobre os Estúdios e seu uso, para melhor organização de sua estada.

Nossa forma de receber em Pedras Rollantes é diferente da convencional, principalmente no quesito “alimentação”. Então leia com atenção e, para tirar qualquer dúvida, estaremos à sua disposição.

Entrada e saída

O check in é a partir das 12h e até as 18h. O check out é livre.

Como estamos em um sítio, recomendamos chegarem com a luz do dia. Na véspera da chegada entrarei em contato para termos uma previsão de horário.

O mapinha de como chegar e informações detalhadas do caminho até aqui serão enviados pelo celular.

O Estúdio

Os Estúdios ficam na parte térrea da casa Enxaimel, mas são independentes e com total autonomia.

São 30m2 com cama de casal, cama de solteiro (sofá) com todas cobertas, mesa, cadeiras, cozinha compacta com todos aparatos de copa, frigobar e um banheiro. Outras panelas, formas, etc  e o kit para churrasco basta solicitar.

A cesta de alimentos

Nós entregamos os alimentos para que os hóspedes preparem todas as suas refeições durante o período da estadia.  As dispensas contam com temperos, óleos, massa espaguete, arroz, batata, cebola, tomate, granola, café, leite, água, chás, pão, manteiga, queijo, mel, açúcar demerara, sal marinho, ovos e frutas da época, inclusive as cultivadas no sítio Pedras Rollantes.

Casa Enxaimel no sitio Pedras Rollantes em Alfredo Wagner, na foto cozinha do Estúdio Nascente.

Não fornecemos carne alguma ou derivados. Portanto, fique a vontade para trazer seus alimentos especiais.

O fogo de chão e a churrasqueira portátil têm todos aparatos necessários para o churrasco, basta trazer as carnes. Outra opção é a Cozinha ao Ar Livre junto ao rio, mas que precisa de agendamento.

Frutas da estação, verduras e alguns temperos podem ser colhidos no pomar ou na horta para o consumo durante a estadia.

Caso entre vocês tenha alguém que possua alguma restrição alimentar, precisamos conversar para saber o que temos condições de incluir ou substituir.

Caso se agradarem de algo que produzimos  comercialmente e queiram levar para casa, como frutas, geleias, licores e até a cerveja de Clemenules (quando em safra), podemos verificar a disponibilidade em nossa dispensa.

Guarnições

Os Estúdios contam com guarnições completas de cama e banho para até três hóspedes.

Fornecemos cobertas e toalhas para serem utilizadas nos quartos, então pedimos que os hóspedes tragam suas toalhas de praia e cangas.  

Sugerimos que tragam roupas e calçados que os deixem a vontade, facilitando os passeios pelo sitio e pelo Rio das Águas Frias, que corta a propriedade.

Água

Casa Enxaimel no sitio Pedras Rollantes em Alfredo Wagner, na foto banheiro do Estudio Nascente.

A água de consumo é de nascente própria, protegida e regularmente analisada, sempre dando como resultado 100% de potabilidade.

São duas nascentes principais.  Uma está na parte superior do terreno, em meio a mata nativa, mas ainda não está com sua vazão normal. É que ela foi bastante prejudicada pela seca que nos assolou durante todo primeiro semestre de 2020.

A que serve a casa atualmente está no terreno abaixo da casa.  É  uma nascente recém ativada é que está em manejo, já que ainda não está totalmente protegida pela mata. A água é potável, mas algumas vezes apresenta uma certa turbidez. Por isto, neste momento, estamos também fornecendo agua mineral adquirida no supermercado.

Água quente e ambiente quente

Tem água quente nas torneiras e no chuveiro via aquecimentos a lenha, a gás ou elétrico.

No boiler mantemos a temperatura em torno de 55 graus. Como fica na parte superior da Casa Enxaimel, é preciso deixar o registro do lado esquerdo (box) correr um pouquinho. No banho, se estiver muito quente, basta abrir levemente o registro da direita (agua fria com muita pressão). Se não estiver quente a seu gosto, basta girar o bastão do chuveiro sentido horário que a resistência elétrica irá completar o aquecimento até chegar a temperatura do seu gosto.

Em dias mais frios o aquecimento do ambiente é proporcionado pela salamandra. Sempre temos lenha a disposição, e o mais seguro é pedir orientação para primeira vez que for acender, assim vocês já receberão todas explicações para poderem ficar independentes. E não se acanhem em pedir essa ajuda, prestamos auxilio com maior prazer.

Vale salientar que toda a lenha utilizada aqui em Pedras Rollantes é produzida por nós mesmos, plantadas nas três áreas de reflorestadas com eucaliptos, ou que caiu espontaneamente na mata, ou é proveniente de sobras de madeira utilizada na marcenaria do Tarcísio.

WiFi, livros e música

Nossa internet é provida pela CDI Telecom.

A Rede é “Casa Enxaimel” e a senha é  “enxaimel”.

Qualquer problema, por favor nos comuniquem.

Nos passeios próximos ao rio é possível usar o sinal aberto das Casas localizadas lá.

Tem uma pequena coleção de livros para seu entretenimento. Temos outros títulos e temas, caso desejem variar os assuntos que ali estão. E o exemplar que está sobre a cama é seu, pode levar.

Não temos TV nem som nos Estúdios, e isso é uma decisão pensada.  Mas há um quadro com oito códigos QR. Cada um deles abre uma seleção de músicas no aplicativo Spotfy. Escolha o gênero e ouça o que ouvimos.

Não esqueçam de trazer seu notebook e suas caixinhas tipo JBL.

Localização

Os estúdios ficam na parta térrea da Casa Enxaimel, são independentes e contam com total autonomia, com entradas próprias individuais. O carros podem chegar até a frente para conforto no descarregar as malas.

Pets

Normalmente aceitamos pets de pequeno e médio porte. Gostamos muito dos cães, mas os Estúdios não têm estrutura apropriada para animais grandes.

Também não temos os apetrechos, como caminha, potes para água, de comida e toalhas para seus pets. Por isto, vale não esquecer de trazê-los.

Cozinha ao ar livre

Na outra margem do rio, próximo à Casa Torta, está uma Cozinha ao ar livre, que é composta com fogão à lenha, churrasqueira, forno à lenha, mesa de trabalho com água corrente e mesa para refeições. Nestes tempos de pandemia, é necessário solicitar a reserva do espaço, pois ela, como os demais espaços do Sítio, é de livre acesso a quem está hospedado.

Os espetos estão entre o fogão e a churrasqueira, as panelas de ferro estão sob o fogão e as demais guarnições, como pratos, talheres, copos, taças, etc., estão em seus nichos sob a mesa ou no armário sob a Casa Torta.

Deque na beira do rio

Um pouco mais adiante da Cozinha ao Ar Livre, logo após o acesso ao rio, está o deque da margem. Os encostos, as almofadas e o tapete para fazer o dali um cantinho ainda mais confortável estão no armário sob a varanda da Casa Torta.

Convide amigos

Fogo de chao com roda de viola nos Estudios Enxaimel no Sitio Pedras Rollantes em Alfredo Wagner SC.

O valor que combinamos para a sua estadia num Estúdio pode diminuir. Se tiverem um casal de amigos ou familiares com quem gostariam de compartilhar o tempo que passarão aqui, que tal convidá-los para ficarem no Estúdio ao lado?

Para a reserva simultânea dos dois Estúdios o valor proporcional de cada um  cai quase 15%.

História

A casa que abriga os Estúdios foi construída no final do século 19, na Serra Gaúcha, por descendentes de imigrantes alemães. Similar as famosas casas do Vale do Itajaí, ela é uma edificação em estilo enxaimel, com armações de madeira encaixadas entre si e preenchidas com tijolos maciços, o que a torna uma casa de padrão estético único na região.

O exemplar foi encontrado quase em ruínas na periferia da cidade de Nova Petrópolis por Eduardo Marques, um dos donos de Pedras Rollantes, e trazido para cá em 2009. A transferência evitou o seu desaparecimento e deu-lhe uma nova vida ao servir como casa para receber os amigos e a família.

Transformar o espaço, até então privativo, em parte da Pousada Pedras Rollantes, é resultado da união de Eduardo com os amigos Rogério Ristow e Lívia Maria, e traz para as hospedagens os conceitos de autonomia e privacidade aliados ao convívio com a natureza. A Casa Enxaimel terá ainda uma exposição permanente de quadros nas paredes dos Estúdios e na área de uso comum, com algumas obras à venda.

Passar uma temporada na Casa Enxaimel também é viver as coisas do Sítio em um ambiente tranquilo e que convida ao relaxamento e ao lazer.

Para saber mais

Caso ainda não tenhamos contato via redes sociais, será uma honra tê-los como seguidores.

O Facebook da Pousada é: https://www.facebook.com/PousadaPedrasRollantes

O Instagram que usamos é o @pousada_pedras_rollantes

O site da Pousada é o: https://pousadapedrasrollantes.com.br

O site das Clemenules é : https://clemenules.com.br

A TV Pedras Rollantes pode ser vista em: https://www.youtube.com/tvpedrasrollantes

Caso precise de mais informações, por favor, não deixe de escrever ou ligar.

Estamos ao seu dispor.

As Casas – Os Estúdios – Valores – Delicatesse – TV Pedras Rollantes – O Sítio – Contato