Início / O lugar / Hospedagens / Contatos / As Casas / Os Estúdios / Fotos Rollantes / Vídeos / Sustentabilidade / O Sítio / Arredores

Sustentabilidade


_00_mg_1287

Se hospedar em Pedras Rollantes é viver a sustentabilidade. O Sítio é totalmente conduzido dentro das técnicas, normas, regulamentos e códigos de ética que regem a agroecologia e as casas de hospedagens foram construídas com reaproveitamento de materiais de construção.

_00_img_3920

A Casa Enxaimel é uma construção original do final do século 19, foi trazida para cá em 2010, tijolo por tijolo, desde Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, onde se encontrava abandonada após a cidade crescer e ela se ver inserida em um bairro periférico.

3dcd9ef3-2cb1-4e0c-a605-1d0c0929301b

A Casinha, a Casa da Cama e a Casa Torta foram construídas com madeiras derrubadas na década de 1930 e que eram, até a década de 1980, paredes e assoalhos da Igreja de São João, em Barro Branco, aqui mesmo em Alfredo Wagner. Após a construção de uma nova igreja de alvenaria a madeira foi usada para a construção do salão comunitário. Interditado pela Defesa Civil em 2015, parte da história da comunidade foi transferida para Pedras Rollantes e usada para a construção das casas, móveis e utensílios. Os tijolos dos banheiros e cozinhas é proveniente da demolição de uma casa no centro da cidade e foram queimados na década de 1950 na olaria do Sr. Balsino, inesquecível membro da comunidade local.

_00_img_9311

A água é aquecida pelo calor do sol, os sistemas de calefação são de baixo consumo e a água esgotada passa por estação de tratamento antes de ser devolvida à natureza em valas de irrigação.

A preocupação com as coisas da natureza é antiga. Os que hoje são proprietários de Pedras Rollantes também são sócios da Tempo Editorial, primeira empresa do gênero no Brasil a repor o carbono consumido em suas atividades através do plantio certificado de árvores nativas em regiões degredadas do Sul do País.

Início / O lugar / Hospedagens / Contatos / As Casas / Os Estúdios / Fotos Rollantes / Vídeos / Sustentabilidade / O Sítio / Arredores