Início / O lugar / Hospedagens / Contatos / As Casas / Os Estúdios / Fotos Rollantes / Vídeos / Sustentabilidade / O Sítio / Arredores

Casinha


Valores e reservas / AlimentaçãoAdega / Pode levar / Café no Sítio

 Casa da Cama – Casa Torta As Casas

 


 Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

A Casinha é a maior e mais completa das casas da pousada. Foi pensada para receber até quatro adultos e mais duas crianças.

Tem aproximadamente 60 metros quadrados de área interna dividida em dois pisos. Na parte superior está o quarto, com uma cama de casal, uma de solteiro, o escritório e uma varanda debruçada sobre o vale do Rio das Águas Frias.

O piso inferior é aberto, com cozinha, copa e sala formando um único ambiente, mais a área com lavabo, banho e sanitário, separadas uma das outras, além de uma varanda bem ampla.

O nome “Casinha” foi adotado pela casa durante o tempo em que ainda sonhávamos em fazer a Pousada. Em nossas conversa, dizíamos: “vamos fazer uma casinha?”. “Sim, vamos fazer uma casinha”. Assim o adjetivo virou substantivo.

O pedido feito ao Dalmo e à Regina, os arquitetos que a desenharam, foi bem simples: “pensamos em uma casa que possa ser um local de convivência, que seja aberta para a paisagem e o que projeto tire partido do terreno para que nenhuma árvore seja atingida e que não se precise fazer “chão de casa”. E foi isto que fizeram. Bem mais do isto, alias.


Casinha Pousada Pedras Rollantes cozinha

Uma grande janela aberta para a paisagem é convite irrecusável para quem tem na arte culinária uma forma de expressão. Um balcão de madeira sob a janela abraça a pia escavada em raiz de cedro pelo mestre marceneiro Raimar Scheid, da comunidade de Santa Izabel, em Águas Mornas.

Os equipamentos, digamos, pesados, da cozinha se completam com um fogão amarelo de quatro bocas, com forno e gratinador, e uma geladeira de 360 litros. As panelas são de aço inoxidável, assim como os talheres e demais utensílios.

Acima da mesa de jantar com três cadeiras e três bancos, está o armário de louças, com pratos, xícaras, copos e taças, também para seis pessoas.

Casinha Pousada Pedras Rollantes piso térreo

As cadeiras voltadas para a sala estão sobre o piso da cozinha.Os dois ambientes são separados por um degrau e os bancos ficam sobre o piso da sala. Os pés da mesa, consequentemente, têm tamanhos diferentes, mas todos foram feitos a partir de uma única peça de cerne de imbuia que, por seis décadas, foi fundação da Igreja de São João e, por mais três décadas, sustentou, enterrado, o piso do salão da comunidade de Barro Branco.


Casinha Pousada Pedras Rollantes sala

A sala da Casinha tem dois sofás que podem ser transformados em uma cama de casal. O da direita tem rodas e pode ser unido ao sofá da esquerda. Ao movimentar a primeira, mais uma cama, bem baixinha, fica à disposição para acomodar uma criança ou adolescente.

Embaixo do móvel da esquerda está a gaveta com as guarnições (lençóis, travesseiros, colchas e cobertores) a serem usados por quem vai dormir neste piso.

Casinha Pousada Pedras Rollantes detalhe da sala

A sala tem ainda uma poltrona Luzia e um grande criado mudo para a colocação de malas ou valises, com uma pequena estante com livros variados. Outros títulos podem ser escolhidos na biblioteca do Sítio e levados para a casas.

Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

A grande varanda do térreo tem acesso pela sala e pela face da casa voltada para o Norte. Nela estão quatro cadeiras baixas Antares e uma mesa de centro.


Casinha Pousada Pedras Rollantes quarto no piso superior

No piso superior da Casinha está o quarto que conta com uma cama de casal, um sofá que pode ser usado como cama de solteiro, uma escrivaninha e o acesso à varanda.

A cama está de frente para grandes janelas envidraçadas que permitem acordar com o visual da montanha da margem direita do vale e convida o sol a se esparramar devagar pelo quarto.

Casinha Pousada Pedras Rollantes quarto

No alto da escada de acesso ao quarto está uma pequena escrivaninha com abajur e o rádio walk talk usado para a comunicação entre nós e os hóspedes da Casinha. Tomadas permitem que a mesinha seja usada para a ligar lap tops e carregadores.

O roteador wifi está abaixo da mesa, assim como mais tomadas, caso sejam necessárias. O acesso à internet é provido pela operadora OI com velocidade de 5Mb compartilhados com as demais casas.

Casinha Pousada Pedras Rollantes varanda no piso superior

A varanda debruçada sobre o vale tem teto de vidro e duas cadeiras Catuira. Um bom lugar para ver as estrelas, ler, descansar.


 Casinha Pousada Pedras Rollantes área de banho e lavabo

A casa de banho, o lavabo e o sanitário são separados, permitindo que varias pessoas os usem simultaneamente. Uma janela envidraçada é o destaque da área de banho, que conta com banheira e um moderno chuveiro com mostrador de temperatura da água.

Casinha Pousada Pedras Rollantes aquecimento solar

Pias e chuveiro são servidos com água quente gerada por um moderno sistema de aquecimento solar com tubos à vácuo que impedem o congelamento em dias de frio extremo. Um painel localizado no lavabo da Casinha apresenta a temperatura e controla o fluxo de água no boiler.


Entorno

Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

O Sítio Pedras Rollantes ocupa uma faixa de terra nas duas encostas do vale do Rio das Águas Frias. Na área da margem direita do rio estão os Estúdios Enxaimel, instalados numa imponente casa de arquitetura alemã colonial.

A Casinha está na margem oposta, uns 50 metros acima do nível do rio, exatamente na mesma altura da casa do outro lado e a 300 metros de distância, em linha reta. Caminhando, percorre-se quase um quilometro entre uma e outra.

Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

A Casinha está localizada numa pequena colina junto aos açudes e a 50 metros de onde é servido o Café no Sítio Pedras Rollantes, que também é a casa de Tarcísio e Lu.

De suas amplas e muitas janelas envidraçadas é possível vislumbrar boa parte do Vale do Rio das Águas Frias, muita mata nativa na montanha em frente, as casas que fazem parte do Sítio, o galpão de trabalho, a lavoura de culturas rotativas e parte dos pomares.

Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

Junto da fachada da cozinha há uma área de convívio externo com uma mesa de vidro, bancos, balanço pendurado em um galho de pau brasil, para onde pode ser levada a churrasqueira portátil. O ambiente serviu de cenário para que o pintor Carlos Ranna retratasse sua musa Alice Spinola, quando passaram uns dias na Pousada, como pode ser visto no vídeo acessado por aqui.

Casinha Pousada Pedras Rollantes vista externa

O bucolismo da paisagem se completa com as barbas de velho iluminadas pelo sol da tarde, os cavalos que pastam ao redor, o recorte da estradinha na montanha e o som das águas que correm sobre as pedras rolantes no leito do Rio das Águas Frias.


Valores e reservas / AlimentaçãoAdega / Pode levar / Café no Sítio

 Casa da Cama   –   Casa Torta


A Casinha pode ser reservada via Airbnb – clique na imagem


Início / O lugar / Hospedagens / Contatos / As Casas / Os Estúdios / Vídeos / Sustentabilidade / O Sítio / Arredores